Probióticos melhoram perfomance de atletas de elite

De acordo com um estudo recente publicado no British Journal of Sports Medicine, corredores de longa distância profissionais que ingeriram lactobacilos tiveram menos doenças respiratórias no decorrer dos treinamentos. Os pesquisadores explicam que muitos atletas que passam por treinamentos extenuantes tem uma maior susceptibilidade a infecções do trato respiratório superior.

Os participantes do estudo consistiram em 20 atletas de elite durante seus treinamentos de inverno. Metade deles ingeriu por 28 dias cápsulas do probiótico Lactobacillus fermentum e metade uma cápsula falsa (placebo). A metade que ingeriu os probióticos tiveram menos gripes e resfriados, uma vantagem competitiva para os atletas.

O que é um probiótico? um suplemento dietético contendo bactérias potencialmente benéficas. Os lactobacilus são um tipo de bactéria lática que tem sido usalmente utilizada com sucesso no tratamento de infecções intestinais.

Amanda J Cox, David B Pyne, Philo U Saunders, and Peter Allen Fricker. Oral administration of the probiotic Lactobacillus fermentum VR1-003 and mucosal immunity in endurance athletes. British Journal of Sports Medicine, 2008.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.