Saber o % de gordura é mais importante do que saber o peso

A estimativa do percentual de gordura corpóreo é mais importante do que o cálculo do IMC já que identifica melhor as pessoas que devem perder peso afim de manter a saúde. O excesso de gordura corporal (e não o excesso de peso) é o responsável pela maioria das doenças crônicas como diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer e doenças coronárias. O IMC não identifica todos os indivíduos com risco para estas doenças já que mesmo pessoas com peso normal podem ter um % de gordura elevado.

Em uma pesquisa publicada no dia 29/01/2008 no Nutrition Journal 23 homens e 40 mulheres saudáveis porém sedentários, com idades entre 20 e 65 anos passaram por uma avaliação em que peso, altura e circunferência da cintura foram aferidos e o % de gordura foi estimado por bioimpedância. O estudo mostrou que o uso do % de gordura diagnostica muito mais pessoas em risco de desenvolver doenças crônicas. Outros estudos já haviam mostrado resultados parecidos.

Ou seja, quando for ao seu nutricionista não dispense a avaliação do % de gordura!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/