Como o brócolis combate o câncer?

Compostos químicos presentes na família das crucíferas (que incluem brócolis, couve-flor e repolho) podem aumentar o reparo do DNA nas células diminuindo a incidência do câncer. Isto é o que confirma um novo estudo publicado no British Journal of Cancer que mostrou como isso possivelmente ocorre: vegetais como o brócolis contém um composto denominado I3C. Já a soja contém genisteína.

A reparação de proteínas é regulada pelos genes BRCA1 e BRCA2 e indivíduos com menores concentrações de BRCA estão submetidos a maior risco de desenvolver certas formas de câncer como mama, ovários e próstata. Os pesquisadores sugerem que os compostos I3C e genisteína aumentam a quantidade de BRCA no organismo.

O papel da dieta no câncer é complexo e esta pesquisa explora um aspecto molecular interessante. Apesar deste mecanismo ser hipotético estudos epidemiológicos já haviam comprovado os benefícios do consumo de crucíferas e da soja ou seja, mesmo que o modelo não seja confirmado existirão outros compostos nestes alimentos capazes de nos proteger.

Para acompanhamento  entre em contato utilizando o formulário do canto inferior da página.

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags