Controlando os triglicerídeos

Os triglicerídeos são a forma como a gordura normalmente se encontra nos alimentos que consumimos e também a forma como a estocamos em nosso organismo. No sangue, seu aumento é prejudicial pois coloca o indivíduo em maior risco de desenvolver pancreatite e doenças do coração. Por isto seus níveis devem ser mantidos em concentrações inferiores a 200mg/dl.

Modificações simples de estilo de vida podem levar a reduções impressionantes nos níveis de triglicerídeos sanguíneos: diminua o consumo de gorduras saturadas (presentes nos produtos de origem animal, como carnes gordas e laticínios integrais), e gordura trans (presente principalmente em alimentos industrializados e também em alguns alimentos fritos), substitua os carboidratos refinados pelos integrais, diminua o consumo de açúcar e de bebidas alcoólicas, aumente o consumo de ômega-3 (presente principalmente nos peixes), se tiver acima do peso aproxime-o da faixa saudável, pratique uma atividade física (reduz os triglicerídeos e aumenta o HDL, o colesterol bom), se precisar faça uso de medicamentos ou suplementos (niacina, fibratos, óleo de peixe e estatinas).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!