Onde está o sal?

O sal (ou cloreto de sódio) é uma substância utilizada para realçar o sabor dos alimentos tornando-os mais palatáveis. Porém, seu uso não pode ser indiscriminado já que o mesmo costuma fazer o corpo reter mais líquidos, o que pode ocasionar um aumento da pressão arterial.

Metade das pessoas são bastante sensíveis ao sal e como não sabemos se você faz parte destes 50% a regra geral é que todos evitem o consumo excessivo da substância. Os brasileiros, em geral, consomem sal em excesso: em média quatro a cinco colheres de café cheias de sal por dia, o que equivale a dez gramas. Contudo, nosso organismo funciona com menos de uma colher de café por dia ou 2,5 g/dia. Assim, se você não é um atleta que perde quantidades exorbitantes de sódio através do suor, modere.

Mas onde está o sal? Os alimentos mais ricos são as preparações salgadas e os enlatados e embutidos. Porém, outros alimentos também contém sódio. Por exemplo: adoçantes a base de ciclamato de sódio ou sacarina sódica, alimentos preparados com glutamato de sódio e mesmo doces! Sim, muitos alimentos doces levam sal em sua composição. Chocolates, cereais, pipocas, tortas doces etc. Por isto o ideal é que a maior parte dos alimentos consumidos não sejam industrializados e se você tem problemas de pressão, fique atento ao rótulo dos alimentos.

Para saber mais:

+ Como reduzir a pressão arterial

 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.