Vitamina E previne o envelhecimento

De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina de Yale, idosos cujos níveis de vitamina E no sangue são baixos apresentam declínio motor antes daqueles com níveis normais da vitamina. A nutricionista Benedetta Bartali, observou 698 indivíduos com idade = 65 anos. O sangue dos mesmos foi analisado quanto ao teor dos micronutrientes folato, ferro e as vitaminas B6, B12, D e E. Durante 3 anos também foram acompanhadas a velocidade da caminhada, números de vezes que os mesmos conseguiam levantar e sentar em uma cadeira e equilíbrio em pé. A vitamina E foi o único nutriente associado ao declínio físico durante o período, sugerindo que a ingestão apropriada de alimentos contendo a vitamina pode reduzir o declínio físico nestes indivíduos. Outros estudos são importantes afim de identificar a influência de outros antioxidantes no envelhecimento.

Vitamina E: antioxidante que reduz a proliferação de radicais livres. Os mesmos estão relacionados ao declínio físico, aos danos ao DNA e ao desenvolvimento de condições patológicas como a aterosclerose.

Para ler o artigo: "Serum Micronutrient Concentrations and Decline in Physical Function Among Older Persons". Autores: Benedetta Bartali, RD, PhD; Edward A. Frongillo, PhD; Jack M. Guralnik, MD, PhD; Martha H. Stipanuk, PhD; Heather G. Allore, PhD; Antonio Cherubini, MD, PhD; Stefania Bandinelli, MD; Luigi Ferrucci, MD, PhD; Thomas M. Gill, MD. Revista: JAMA. 2008;299(3):308-315.

Alimentos ricos em vitamina E:

- Amêndoas - 1/2 xícara - 2.2 mg de vitamina E

- Abacate inteiro - 2.8 mg de vitamina E

- Óleo de canola - 1 colher de sopa - 2.9 mg de vitamina E

- Uvas - 1 xícara - 1.1 mg de vitamina E

- Azeite de oliva - 1 colher de sopa - 1.7 mg de vitamina E

- Mamão papaya - 1 xícara - 1.6 mg de vitamina E

Necessidade diária: 15 mg.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.