Alimentos ricos em proteína diminuem a fome

Muitas dietas famosas têm a proporção de carboidratos, proteínas e gorduras modificadas, como a dieta south beach, a dieta atkins etc. Muito foi escrito sobre a efetividade destas dietas sem se chegar a um consenso. Porém, um novo estudo aceito para publicação no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM) lançou alguma luz nos potenciais mecanismos através dos quais diferentes dietas promovem a perda de peso. A pesquisa examinou a habilidade com que diferentes tipos de nutrientes suprimem a grelina, um hormônio indutor do apetite, secretado no estômago.

De acordo com o Dr. Karen Foster-Schubert da escola de medicina da Universidade de Washington, após o consumo de uma dieta rica em gordura os níveis de grelina permaneceram altos o que poderia estimular a fome. O consumo de proteína resultou na maior supressão da grelina e o consumo de carboidratos resultou em uma grande supressão inicial de grelina, porém subsequentemente estes níveis voltaram a aumentar. Os achados abrem as portas para futuras pesquisas a cerca da efetividade de diversos métodos de emagrecimento.

O artigo na integra será publicado na edição de abril de 2008 do JCEM.

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!