Os probióticos e seu metabolismo

Os probióticos são microorganismos vivos com propriedades benéficas à nossa saúde. Podem estar presentes em iogurtes, leites fermentados ou mesmo em pó para ser diluído em qualquer bebida. Agora, um estudo publicado na revista científica Molecular Systems Biology demonstrou que os probióticos modificam a bioquímica dos micróbios intestinais.

No estudo, os pesquisadores do Imperial College London e da Nestlé Research Center ofertaram duas diverentes bebidas com probióticos a camundongos que haviam recebido micróbios intestinais humanos. Foram comparados os níveis de diferentes metabólitos no fígado, sangue, urina e fezes de camundongos que receberam ou não os suplementos. Os resultados mostraram que a adição de probióticos alterou o bioma intestinal dos animais e modificou o metabolismo de gorduras mostrando que estas bactérias benéficas podem ter muito mais aplicações terapêuticas do que as já conhecidas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.