Frituras e câncer de mama

shutterstock_240457828-fries-christian-fischer-opener.jpg

A acrilamida é um composto químico formado durante processos de cocção como fritar, grelhar e assar alimentos ricos em carboidratos em temperaturas superiores a 120°C, sendo encontrada em batatas fritas, pães e até mesmo no café. O fumo também gera quantidades substanciais de acrilamida.

Testes em animais têm demonstrado que o composto é carcinogênico o que foi confirmado por um estudo publicado no Jornal Internacional do Câncer, em que mulheres mais submetidas à acrilamida tiveram mais câncer de mama do que as menos expostas.

Os achados reforçam as preocupações sobre a carcinogenicidade da acrilamida uma vez que outras pesquisas já haviam demonstrado a associação entre o consumo da substância e os cânceres de ovário e endométrio. Contudo, como ainda existem muitas dúvidas acerca das questões outros estudos são necessários até que conclusões definitivas possam ser feitas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags