Diabetes e açúcar

Os pacientes com diabetes tipo 2 são frequentemente orientados a retirar o açúcar de sua alimentação. Esta prática vem sendo questionada por alguns pesquisadores que afirmam que até 10% das dietas de qualquer indivíduo pode ser consumida como parte de uma alimentação saudável. Agora um novo estudo, conduzido por pesquisadores do departamento de Nutrição do Hospital Hammersmith em Londres, mostrou que os pacientes que consumiram bolo de cenoura diariamente mas conseguiram manter um peso estável não mostraram nenhum efeito adverso e nem seu controle da quantidade de açúcar no sangue foi prejudicado.

O professor Gary Frost, responsável pelo estudo, explicou que o mais importante para o controle do diabetes é conseguir manter um peso saudável. Isto é conseguido com uma dieta que seja adequado às necessidades do indivíduo e também praticando atividade física e medicação, caso necessária. É importante lembrar que o açúcar deve fazer parte de uma dieta saudável e balanceada, rica em fibras e que contenha todos os nutrientes necessário ao bom funcionamento do organismo. Ou seja, não vale consumir bolo de cenoura ou qualquer outro bolo o dia todo. Ele é apenas uma parte da alimentação. Além disso, diabéticos descompensados não podem ser tratados da mesma forma e até que sua glicemia volte aos níveis normais, a dieta realmente deverá ser pobre em carboidratos simples como o açúcar de mesa.

Fonte da imagem: http://static.flickr.com/107/304964705_e7ba7ca969_o.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.