Café da manhã

Eu geralmente pratico atividades físicas no final da tarde mas como agora estou de férias estou me exercitando logo que acordo. Por causa disso meu café da manhã se modificou um pouco. Eu não tenho muita fome logo cedo então normalmente neste horário consumo frutas ou um copo de leite de soja . Porém agora, com a malhação matutina estou comendo mais para não passar fome na academia. Uma vitamina nova que me ensinaram e batizada com o nome de macaquito leva leite desnatado, banana, aveia, mel e canela. Eu achei deliciosa e meu marido achou horrorosa mas gosto é gosto... Vamos aos benefícios destes alimentos:

Aveia

Uma nova revisão científica publicada no American Journal of Lifestyle Medicine deste mês reafirmou os benefícios do consumo de aveia. No artigo do Dr. James W. Anderson, professor de nutrição clínica da Universidade de Kentucky, é apresentada uma análise das pesquisas com aveia feitas nos últimos 15 anos. Todas, sem excessão, demonstraram que o alimento:

  • diminui os níveis de colesterol total;
  • diminui os níveis de LDL (o mau colesterol).

Outros estudos ainda mostraram que a aveia:

  • diminui a pressão sanguínea;
  • previne o diabetes tipo 2;
  • previne o ganho de peso.

Mais sobre a aveia:

- Aveia reduz doenças cardiovasculares;

- Farelo de aveia regulariza trânsito intestinal.

Banana

A banana é uma fruta rica em potássio, mineral importante para a contração muscular, para a prevenção de cãibras, e para o controle da pressão arterial sanguínea.

Leite

Para os que não são intolerantes à lactose, o leite é um alimento muito interessante visto que é uma boa fonte de proteínas e cálcio. O leite de vaca também pode ser substituído na vitamina pelo leite de soja. Mas dê preferência àqueles fortificados com cálcio, já que este mineral é importante não só para a saúde dos dentes e ossos mas também para a contração muscular durante a atividade física.

Mel

O mel é um alimento muito mais saudável do que o açúcar branco já que o primeiro é fonte de carboidratos, vitaminas e minerais enquanto o segundo contem exclusivamente carboidratos em sua composição.

Composição química do mel - 100g

- Calorias 214,00 kcal

- Vitamina B2* - 55 mg

- Vitamina A - 3ul

- Vitamina B5** - 0,33

- Carboidratos - 78,14g

- Vitamina C - 4,60 mg

- Potássio - 52 mg

- Ferro - 0,4 mg

- Proteína - 0,3 g

- Fibras - 0,2 g

* B2 = riboflavina; ** B5 = ácido pantotênico

Canela

E para aqueles que pensavam que a canela só servia para dar sabor aos doces aqui vai a surpresa: a especiaria tem propriedades antialérgicas, antidiarréicas e ação protetora contra úlceras. Outros pesquisadores acreditam inclusive que a mesma têm uma ação importante no tratamento do diabetes tipo 2, por auxiliar no controle das taxas de açúcar do sangue.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.