Auto-estima e ganho de peso na adolescência

Auto-estima é a opinião ou sentimento que temos sobre nós mesmos. Na adolescência a auto-estima pode ser abalada devido às diversas mudanças (físicas, emocionais, cognitivas etc) com que o indivíduo passa a ter que lhe dar. Este processo é normal porém os pais precisam estar de olho já que uma baixa auto-estima gerará insegurança, frustração, vergonha e até raiva neste ser em formação.

Além do baixo rendimento na escola, a baixa auto-estima pode ser ainda responsável por um ganho excessivo de peso nesta fase. Geralmente aqueles que não acreditam em sua inteligência ou popularidade ganham mais peso do que os adolescentes mais tranqüilos e confiantes em si mesmos. Por isto, saber como os adolescentes sentem-se a respeito de si mesmos e de seus corpos é muito importante e, no caso de ganho de peso, aconselha-se acompanhamento com nutricionista, psicólogo e profissional de educação física.

Fonte da imagem: http://medicineworld.org/images/blogs/overweight-332420.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/