Consumo de álcool na gestação pode gerar futura dependência dos filhos na adolescência

Fetal alcohol syndrome

Jovens cujas mães consumiram álcool durante a gestação podem se tornar mais suscetíveis ao abuso do álcool já que no útero foram expostos à substância desenvolvendo uma preferência para seu sabor e odor.

Pesquisadores da Universidade de Nova York acreditam que o cérebro em desenvolvimento se adapta às substâncias ingeridas pelas mãe, sejam elas quais foram. Em seus estudos, publicados no mês de dezembro de 2007 na revista científica Behavioral Neuroscience, os camundongos jovens que haviam sido expostos ao álcool no útero passaram a consumir bem mais álcool do que os que não haviam sido expostos. Estes estudos alertam para o fato de que beber durante a gestação pode perpetuar problemas de alcoolismo nas famílias.O consumo do álcool durante a gestação também pode causar distúrbios no desenvolvimento neural do bebê (síndrome alcoólica fetal).

Para ler os artigos da neuroscience:

http://www.apa.org/journals/releases/bne12161306.pdf

http://www.apa.org/journals/releases/bne12161293.pdf

Imagem: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/images/ency/fullsize/21723.jpg

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/