Consumo de álcool na gestação pode gerar futura dependência dos filhos na adolescência

Fetal alcohol syndrome

Jovens cujas mães consumiram álcool durante a gestação podem se tornar mais suscetíveis ao abuso do álcool já que no útero foram expostos à substância desenvolvendo uma preferência para seu sabor e odor.

Pesquisadores da Universidade de Nova York acreditam que o cérebro em desenvolvimento se adapta às substâncias ingeridas pelas mãe, sejam elas quais foram. Em seus estudos, publicados no mês de dezembro de 2007 na revista científica Behavioral Neuroscience, os camundongos jovens que haviam sido expostos ao álcool no útero passaram a consumir bem mais álcool do que os que não haviam sido expostos. Estes estudos alertam para o fato de que beber durante a gestação pode perpetuar problemas de alcoolismo nas famílias.O consumo do álcool durante a gestação também pode causar distúrbios no desenvolvimento neural do bebê (síndrome alcoólica fetal).

Para ler os artigos da neuroscience:

http://www.apa.org/journals/releases/bne12161306.pdf

http://www.apa.org/journals/releases/bne12161293.pdf

Imagem: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/images/ency/fullsize/21723.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!