Feliz ano novo

New-Years-Eve-Fireworks.jpg

Oi pessoal, como foram de festas? Espero que todos tenham podido estar com as pessoas amadas e que 2008 seja maravilhoso e que seus sonhos se realizem. Como a maior parte dos nossos sonhos dependem de nosso esforço para que possam se concretizar trace planos que o auxilie a atingir todas as suas metas. Talvez uma de suas resoluções de ano novo tenha sido cuidar melhor de sua saúde ou emagrecer.

Eu mesma estou de férias e acabo de voltar da praia. Eu moro em Brasília e estar na praia é uma oportunidade de me exercitar mais ao ar livre e também de consumir peixes e frutos do mar, ótimos por serem fonte de um tipo de gordura muito importante ao organismo, o ácido graxo ômega-3. No calor e de férias também acabamos abusando de outras gostosuras refrescantes (é, nutricionistas também gostam de saborear coisas gostosas) e de volta ao lar está na hora de dar um descanso ao corpo e fazer uma desintoxicação ou destoxificação.

Destoxificação = qualquer processo realizado por um organismo, que busque a eliminação ou redução da atividade de substâncias. Esta eliminação ocorre pela solubilização das mesmas para que possam sair do nosso organismo.

Frutas e verduras favorecem o processo de detoxificação por conterem fibras, vitaminas, minerais, água e compostos antioxidantes. Vegetais da família das brássicas como repolho, couve-flor, brócolis, couve de bruxelas e rúcula contém compostos com ação regenerativa. Frutas da estação como limão, laranja e toranja aumentam a resistência de nosso fígado e inibem a formação de tumores.

Assim, se seu objetivo também é dar um descanso ao seu organismo, prevenir doenças ou mesmo emagrecer procure o auxilio de um nutricionista e trace um plano para uma dieta de destoxificação. Como no primeiro dia do ano eu fiquei em casa procurei compensar os últimos dias com uma dieta bem leve, pela manhã água de coco após minha caminhada, uma salada bem caprichada no almoço, sucos no lanche da tarde e à noite. Opções bem vindas são o chá verde e frutas como a melancia, melão e sucos como maracujá e limão.

Lembre-se que dietas de destoxificação funcionam muito melhor na abstinência de álcool, cigarro, cafeína, alimentos gordurosos, trigo, glúten, açúcar e laticínios. Tenha também em mente que seu organismo é único e que quantidades e tipos de alimentos dependem de seus hábitos, do seu estilo de vida e de sua genética.

Para ler notícias científicas do mundo da nutrição acessem o blog alimentação saudável!

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!