A genética e a obesidade

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, quase um terço da população norte-americana encontra-se com sobrepeso ou obesidade o que acarreta enormes prejuízos à saúde dos indivíduos e gastos astronômicos com o sistema de saúde. Por isto as pesquisas na área não param de aparecer. A mais recente, divulgada pela cientista Maribel Rios e colaboradores, da Tufts University, Health Sciences, demonstrou que uma proteína (brain-derived neurotrophic factor - BDNF) é fundamental para mediar a saciedade em camundongos adultos. Nos animais em que o gene para a proteína BDNF foi deletada seu comportamento alimentar foi deturpado e os animais passaram a comer mais e a engordar. A falta do gene não torna o metabolismo mais lento porém a obesidade surge do consumo excessivo de calorias e se o alimento é fornecido em pequena quantidade os ratos voltam a emagrecer. Estudos adicionais são necessários para esclarecer os mecanismos celulares e moleculares através dos quais o BDNF age. Será que esta área se tornará o foco das novas investigações acerca da obesidade?

Para saber mais: Unger T, Calderon G, Bradley L, Sena-Esteves M, Rios M. Journal of Neuroscience. 2007 (December 26); 27(52): 14265-14274. "Selective Deletion of Bdnf in the Ventromedial and Dorsomedial Hypothalamus of Adult Mice Results in Hyperphagic Behavior and Obesity."

Vencer a obesidade leva tempo. A reprogramação do estilo de vida, em geral, leva de 6 meses a 2 anos. O coaching pode te ajudar neste processo.

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!