Restrição calórica pode melhorar a resposta imune

Vários estudos em diversos países, ao longo dos anos, têm demonstrado que pessoas mais magras tem uma melhor qualidade de vida e vivem mais.

Recentemente (dezembro de 2006), pesquisadores da Universidade de Oregon, publicaram, no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, uma nova pesquisa que pode explicar parcialmente estes importantes efeitos em nossa saúde. Nela, macacos Rhesus (espécie muito parecida com a nossa), foram submetidos a uma dieta hipocalórica (30% inferior ao consumo habitual), durante 42 semanas, e tiveram uma melhora no sistema imunológico, evidenciada principalmente pelo aumento na produção de células T e pela redução da produção de compostos inflamatórios.

Em outros estudos, a restrição calórica conseguiu diminuir o envelhecimento de células do sistema imune em ratos, moscas, peixes, aranhas e até minhocas, trazendo um benefício à saúde destes animais, uma vez que diminuiu à suscetibilidade às doenças infecciosas, muito comuns durante o processo de envelhecimento.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.