Uso indiscriminado de suplementos aumenta risco de morte :-(

Uma revisão de 68 artigos científicos mostrou que o consumo indiscriminado de suplementos sintéticos de beta caroteno, vitamina A e E aumentam o risco de morte em pelo menos 5%.

O problema parece ser que o consumo de vitaminas antioxidantes elimina radicais livres de nosso organismo. Estes radicais livres são essenciais para alguns mecanismos de defesa.O estudo também mostrou que não existem evidências de que o consumo de vitamina C aumente a longevidade. Por isto se você for suplementar sua dieta, faça-o com alimentos. Estes fornecem todos os nutrientes que necessitamos em quantidades adequados e sem excesso. Lembre-se: o que é bom em quantidades moderadas não é melhor em quantidades excessivas!

Para saber mais sobre o estudo: http://www.topix.net/food/nutrition/2007/12/vitamins-increase-risk-of-death-study

Outro estudo mostrou que o uso de antioxidantes (vitamina C + vitamina E) por indivíduos fisicamente ativos pode prejudicar as adaptações celulares. Isso pode resultar em menor ganho de massa magra, por exemplo. 

Artigos relacionados:
- Tomate e Brócolis;
- Importância das fibras;
- Farelos;
- Pirâmide dos alimentos.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.