Vitamina B12 e folato antes e durante a gravidez

Pesquisa de cientistas da Universidade de Nottingham sugere que muitos problemas de saúde dos adultos podem ter sido originados ainda no momento da concepção e por isto as mulheres em idade reprodutivo deveriam consumir quantidades adequadas de B12 e folato mesmo antes de engravidarem. Isto ocorre porque estas vitaminas são essenciais ao desenvolvimento do feto e a deficiência das mesmas pode causar modificações no material genético do bebê.

Pesquisas em animais como as ovelhas evidenciaram que a falta destas vitaminas do complexo B antes da concepção gerou animais 25% mais gordos, com resistência à insulina e pressão mais alta do que os animais nascidos de ovelhas com dieta adequada. O ácido fólico é encontrado em vegetais verdes escuros e carnes magras e a vitamina B12 é encontrada em qualquer alimento de origem animal.

Artigos relacinados:

- B12, folato e a inteligência;

- Proteção contra o câncer de pâncreas;

- Importância do ácido fólico na gestação.

Para saber mais: NOTTINGHAM UNIVERSITY

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!