Frutas do verão

O calor chegou e as frutas são uma ótima pedida, já que hidratam, são ricas em vitaminas e fibras e pobres em calorias. Veja algumas opções muito saudáveis e saborosas para seus lanches:

Melancia:

Fruta muito refrescante, doce e nutritiva. É rica em caroteno (que é convertida em nosso corpo em vitamina A), licopeno (protege nosso organismo contra o câncer), glutationa (substância com propriedades anti-envelhecimento), vitamina C e vitaminas do complexo B. Além disso, contém apenas 30 calorias em 100 gramas.

Melão: A fruta (da mesma família da melancia), também é bastante refrescante, uma vez que contem cerca de 90% em água. Também é fonte de diversas vitaminas e dos minerais cálcio e fósforo. O melão também é um alimento ideal para a manutenção da forma pois também contém apenas 30 calorias em 100 gramas, além de propriedades laxantes e calmantes.

Caju: constituído por duas partes: a castanha e a parte carnosa, ou pseudo-fruto que é muito consumido no Brasil na forma de sucos. Seu valor em vitamina C é maior que o da laranja, sendo rico também em ferro e niacina. 1 unidade de 60 gramas fornece cerca de 27 calorias, porém o suco geralmente fornece mais calorias por ser adoçado e menos fibras por ser coado. Por isto sempre prefira a fruta in natura ao suco.

Acerola: Rica em vitaminas B1 B2 e C e nos minerais cálcio, fósforo e ferro, a fruta pode ser consumida in natura ou como suco. A fruta pode ser um pouco azedinha não agradando a todos os paladares, mas como vantagem está seu baixo valor calórico: 10 unidades (30 gramas) fornecem apenas 10 calorias!

Manga: o fruto da mangueira contém mais calorias do que as citadas acima, uma vez que é mais rica em açúcares. Porém também é rica em vitaminas, minerais e fibras. Meia manga fornece cerca de 100 calorias com mais qualidade nutricional que um sorvete ou as guloseimas típicas vendidas nas praias e nos clubes.

Para saber mais sobre o valor nutricional de frutas típicas brasileiras, acesse a Tabela Brasileira de Composição de alimentos.

Fonte da imagem: http://www.mdanderson.org/images/cap_watermelon.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags