Que suplementos ajudam no combate às alergias e hipersensibilidades alimentares?

Probióticos:

microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, ou em suplementos em cápsula ou pó. Os mesmos podem ser importantes no controle das alergias alimentares devido à sua habilidade de melhorar a digestão e também no controle intestinal sobre a absorção de substâncias alergênias. Os probióticos também parecem melhorar as intolerâncias alimentares ao equilibrar a flora intestinal.

Substâncias com efeitos anti-histamínicos:

Muitas das reações alérgicas são causadas pela secreção de histamina. Esta é a razão pelas quais muitos antialérgicos possuem anti-histamínicos em suas fórmulas. Algumas substâncias naturais como a vitamina C (presente nas frutas cítricas, brócolis e tomate), os flavonóides (chocolate amargo, vinho, chá verde e frutas em geral) e a quercetina (tipo de flavonóide de cebolas, maçãs, chás, morango, amora) têm demonstrado ação anti-histamínica, in vitro e em animais experimentais. Como ainda não foram feitos estudos em seres humanos a suplementação destas substâncias não é indicada porém uma alimentação saudável e que contenha estas substâncias trás resultados positivos em muitos pacientes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!