Alergias e as dietas de rotação

As alergias podem afetar muitas partes do corpo. Espirros e espinhas são manifestações comuns porém as alterações podem ultrapassar o terreno físico e atingir também o emocional e comportamental. Os sinais físicos incluem olhos irritados ou avermelhados, dores de cabeça, coriza, espinhas, gases, diarréia, erupções cutâneas, eczema, bochechas avermelhadas, sensação de engasgo. As reações variam e incluem cansaço, baixa alto-estima, ansiedade, inabilidade de concentração e alterações de humor. O comportamento pode ser alterado uma vez que pode ocorrer hiperatividade, inquietação, retardo no desenvolvimento da linguagem, agressividade e problemas de aprendizagem.Tipos de alergias alimentares:
- As alergias óbvias: são aquelas facilmente detectadas uma vez que ocorrem imediatamente após o consumo de uma alimento alergênio. Alimentos comumente envolvidos são os frutos do mar, morangos e amendoim. Porém podem ser causadas por qualquer tipo de alimento como ovos, frutas cítricas e chocolate. Reações comuns incluem espirros, tosse, coriza, coceiras e dores de cabeça.
- Alergias escondidas: Geralmente causadas por alimentos consumidos com grande freqüência como laticínios, milho, trigo, leguminosas como a soja. Estes sintomas aparecem gradualmente em decorrência do consumo repetido. São de mais difícil diagnóstico e como nem sempre o envolvimento do sistema imune é identificado são conhecidas também como hipersensibilidades alimentares ou intolerâncias alimentares.

Para conviver bem com suas alergias ou intolerâncias de origem alimentar ou não, a dieta representa um papel importante já que para produzir anticorpos dependemos de vários nutrientes, principalmente proteínas. Se a alergia é de origem alimentar o alergênio deve ser retirado e caso seja uma intolerância devemos proceder uma dieta de rotação afim de identificar os alergênios, reganhar tolerância e prevenir novas alergias.
O que é a dieta de rotação?Nenhum alimento pode ser repetivo até o quinto dia de um plano de rotação de quatro dias. Exemplo: se o trigo for consumido no dia 1 ele será consumido novamente apenas no dia 5. Pessoas muito sensíveis requerem planos de rotação de até 7 dias.Alimentos da mesma família botânica devem ser consumidos dia sim, dia não. Alimentos da mesma família contém substâncias que causam reações similares quando consumidas (Por exemplo, se você consumir nozes em um dia, deverá consumir alimentos da mesma família botânica, como o trigo, apenas no dia 3).Nenhum alimento deverá ser consumido mais de 1 vez ao dia.(Por exemplo, se você consumir pão de manhã, não deverá consumir torradas, biscoitos, bolos, macarrão ou qualquer outro alimento feito de trigo no mesmo dia). Este princípio é importante para aqueles que precisam identificar alergias ocultas ou prevenir novos episódios alérgicos. Indivíduos com alergias severas já identificadas devem eliminar o alérgeno por 30 dias. Comece gradualmente fazendo a rotação de alimentos de origem animal (aves, carnes vermelhas, frutos do mar, ovos e laticínios - se tolerados). Anote se sentiu alguma diferença no funcionamento intestinal ou se apareceram sintomas após o consumo de qualquer dos alimentos. Depois passe a fazer a dieta com outra categoria, como os vegetais ou frutas. A categoria dos grãos precisa passar pelo processo já que as sensibilidades podem ocorrer a um ou mais tipos de graos. A partir do momento em começar a fazer a dieta de rotação cada tipo de alimento terá 4 dias para ser ingerido novametente, ficando mais fácil de identificar possíveis alergias ou intolerâncias. A partir do momento que identificar um alimento destes evite-o por 30 dias. A tolerância costuma voltar após um período de abstinência. Sua dieta de rotação será mais eficiente se seguir estas dicas: eivte muitos alimentos processados, enlatados, com conservantes e aditivos. Troque boa parte deles por alimentos naturais. Por exemplo, refrigerantes por sucos. Compre produtos orgânicos e lave as frutas e vegetais não orgânicos com bicarbonato de sódio ou com algum produto próprio para limpeza dos mesmo. Evite o consumo excessivo de açúcar refinado e doces. Inclua frutas e verduras diariamente em sua dieta. Evite o uso de panelas de alumínio e teflon,lave o arroz e o feijão antes da cocção afim de eliminar contaminantes. Alimentos fermentados (vinagre, queijos, tofu, molho de soja, vinho) podem causar problemas a indivíduos sensíveis.Carne de vaca

Peixes: Salmão

Frutos do mar: Camarão

Aves

Vegetais escarola, cogumelos, abóbora, brócolis
Frutas: Limão, kiwi, uvas
Sucos: Suco de uva, chá de camomila, café Cereais / farináceos aveia , arroz, trigo sementes nozes, semente de abóbora, coco Óleos girassol, canola
Dia 2

Alimentos

Carne vermelha

Peixes: sardinha, carpa

Leguminosas: Feijão, soja

aves: Frango

Vegetais: beterraba, aspargo, cebola, ervilha, cenoura, beringela, batata doce

Frutas: banana, abacate, cereja, ameixa, mamão

Adoçante: Mel

Temperosalho, orégano, pimenta

óleos: soja

Dia 3

 

 

Alimento

Carnes: carneiro, porco magra

Peixes: atum, truta, caviar

aves

Vegetais: alface, pepino, folhas de mostarda, couve flor

Frutas: manga, tangerina, laranja, melão, melancia, amora, figo

Bebidas: sucos das frutas acima, chá verde

cereais: milho

nozes: pistache, castanha do pará

açúcar: açucar de cana e de milho

temperos: mostarda, cacau

óleosoliva, mantega, milho

No close relations: flaxseed (linseed), butter (cow or goat)

classificação biológica para as dietas de rotação

Algas Agar-agar, Dulse, kelp, Nori, Hijiki, Kombu, Arame

Algas azuis Spirulina, Chlorella

BananaBananas

Beech Chestnut, Chinquapin

Birch Filbert, Hazelnut, Wintergreen

Borage Borage, Comfrey

Buckwheat Buckwheat, rhubarb, Garden sorrel, Sea grape

Cashew Cashew, Mango, Pistachio, Poison Ivy, Poison Oak, Sumac

Citrus Citron, Grapefruit, Kumquat, Lemon, Lime, Orange, Tangerine, Tangelo

Composite Glove Artichoke, Chamomile, Chicory, Dandelion, Endive, Escarole, Head, Lettuce, Jerusalem artichoke, Leaf lettuce, Pyrethrum, Romaine, Safflower, Safflower Oil, Sunflower seeds, Sunflower oil, Tansy, Tarragon

Fungi Cheese (all), Mushrooms, Sour Dough, Vinegar, Yeasts (all)

Ginger Cardamon, Ginger, Turmeric

Gooseberry Gooseberry, Currant

GoosefootBeets/Beet sugar, Lamb's quarter, quinoa, Swiss chard, Spinach

GourdCantaloupe, Casba Melon, Chayote, cucumber, Honeydew, Loffah, Melons/Melon seeds, Pumpkin/Pumpkin sees, Squash (all, winter and summer varieties), Vegetable marrow, Watermelon, Zucchini

Grass (Cereal Grain)Bamboo shoots, Barley, Bulgar, Cane, Cane sugar, Corn, gluten, Graham, Kamut, Lemon grass, Malt, Millet, Molasses, Oats, Rice (white, brown, basmati), Rye, Sorghum, Spelt, Teff, Wheat, Wheat bran, Wheat germ, Wild Rice

GrapeBrandy, Cream of tartar, Champagne, Currant, Grape, Muscadine, Raisin, Wine, Wine vinegar

HeathBlueberry, Cranberry, Huckleberry

LaurelAvocado, Bayleaves, Cinnamon, Sassafras

LegumesAcacia, Alfalfa, Beans (all), Bean sprouts, Black-eyed pea, Carob, Chick pea, Coumarin, Cow pea, Fenugreek, Garbanzo, Jicama, Kidney bean, Lecithin, Lentil, Licorice, Lima bean, Mung bean, Navy bean, Pea, Peanut/Peanut butter, Pinto beans, Red Clover, Senna, Snow peas, soy bean/soy lecithin/tofu, String bean, Sugar peas, Tamarind, Tragacanth gum

LilyAloe vera, Asparagus, Chive, Garlic, Leek, Onion, Sarsaparilla, Shallots, Yucca

MallowCottonseed, hibiscus, Okar (gumbo)

MapleMaple Syrup, Maple sugar

MintBasil, Catnip, Horehound, Hyssop, Marjoram, Mint, Oregano, Peppermint, Rosemary, sage, Savory, Spearmint, Thyme

MulberryBreadfruit, Fig, Hop, Mulberry

MustardBok choy, Broccoli, Brussels sprouts, Cabbage, Celery cabbage, Cauliflower, Collard, Horseradish, Kale, Kohlrabi, Mustard, Mustard greens, Radish, Rapeseed (Canola), Rutabaga, Turnip, Watercress

MyrtleAllspice, Cloves, Eucalyptus, Guava

NutmegMace, Nutmeg

OliveBlack olive, Green olive, Olive oil

PalmCoconut, Date, Sago

ParsleyAnise, Caraway, Carrot, Celeriac, Celery, Chervil, Coriander, Cumin, Dill, Fennel, Parsley, Parsnip

PotatoCayenne, Chili, Eggplant, green pepper, Paprika, Pimento, Potato, Red pepper, Tobacco, Tomato

RoseBerries: Blackberry, Boysenberry, Dewberry, Loganberry, Raspberry, Rosehip, Saskatoonberry, Strawberry, Youngberry

Pomes: Apple, Pear, Quince, Rosehips

 

Stone Fruits: Almond, Apricot, Cherry, Nectarine, Peach, Plum (Prune), Sloe

SpurgeCassava, Castor Bean, Tapioca

SterculaCocoa, Cola, Chocolate

TeaGreen tea, Pekoe Tea

WalnutBlack walnut, Butternut, English walnut, Hickory nut, Pecan

Single Family Foods (no close relation)Amaranth, Arrowroot, Black (& white) Pepper, Brazil nut, Chestnut, Chinese Water Chestnut, coffee, Elderberry, Flaxseed, Ginseng, Honey, Juniper berry, Kiwi fruit, Litchi nut, Lotus root, Macadamia Nut, Papaya, Persimmon, Pineapple, Pine nut, Pomegranate, Poppy seed, Prickly pear, Saffron, Sesame seed & oil, Sweet potato, Taro root & starch, Vanilla (true), Yam and Name

Information supplied by Dr. Lieberman at the Center of Occupational and Environmental Medicine

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!