Como prevenir o câncer?

O Fundo Mundial de Pesquisa sobre Câncer (World Cancer Research Fund - WCRF UK) publicou no início de novembro seu relatório sobre prevenção de câncer. O relatório que pode ser acessado no site da instituição, trás as recomendações mais importantes para a prevenção do câncer:

1. Permaneça magro, porém sem ficar abaixo do peso.

2. Seja fisicamente ativo, por pelo menos 30 minutos ao dia.

3. Evite alimentos de alto valor calórico, limitando o uso de comidas processadas ricas em açúcares e gorduras e de baixo teor de fibras.

4. Coma mais verduras, frutas, cereais e grãos integrais.

5. Modere o consumo de carnes vermelhas e evite carnes processadas e embutidos.

6. Se for consumir bebidas alcoólicas, limite-as a 02 doses ao dia se for homem e 01 dose se for mulher. 1 dose = 1 lata de cerveja, 100 ml de vinho ou 40 ml de destiladas.

7. Limite o consumo de sal e de comidas industrializadas com sal.

8. Não use suplementos para se proteger contra o câncer sem recomendação de um nutricionista, os mesmos podem aumentar o risco de várias doenças.

9. Amamentação exclusiva até 06 meses de vida do bebê é o melhor para as mães e seus filhos.

10. Mesmo após o tratamento contra o câncer, os pacientes devem seguir as recomendações para a prevenção da doença afim de prevenir a recorrência da mesma.

11. Não fume. Se estiver fumando procure um tratamento médico para interrupção do tabagismo. Se você não fuma, nem pense em começar.

Para saber mais: http://www.dietandcancerreport.org/downloads/Second_Expert_Report.pdf

Fonte da imagem: http://www.ag.auburn.edu/adm/comm/agillustrated/Spring06/EXT-exercise-food.jpg

Apostilas gratuitas - Dra. Andreia Torres:

Manual de tratamento para sobreviventes do câncer

A dieta vegetariana

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
In