As dicas e dietas da internet ajudam a emagrecer?

Muitos indivíduos com sobrepeso ou obesidade sabem exatamente o que devem fazer para perder o excesso de peso, porém não se sentem confortáveis em academias de ginásticas ou mesmo em grupos para emagrecimento. Como nutricionista acredito que o atendimento individualizado feito pessoalmente é mais eficiente. Para mim não existe substituto para o contato cara a cara. Na consulta o profissional consegue captar melhor os sentimentos e emoções do cliente, o que é essencial para um melhor aconselhamento, além disto consegue fazer ajustes mais eficientes e freqüentes. As pesquisas mostram também que a manutenção posterior do peso perdido é mais fácil quando o acompanhamento é feito na presença do profissional de saúde.
Porém a internet possui atrativos que podem ser vantajosos se você consegue se auto motivar, já que o acompanhamento via internet exige disciplina para seguir a dieta proposta e também para se conectar muitas vezes, conforme o cronograma proposto por cada empresa.

As vantagens das dietas e programas on-line incluem:
- preço (geralmente são mais baratos do que a consulta a um bom profissional);
- privacidade (você não correrá o risco de encontrar outras pessoas na sala de espera do consultório);
- suporte via e-mail, 0800 ou chat (esta opção não está disponível em todos os programas on-line);
- comodidade (você pode acessar a página da empresa de qualquer cidade e a qualquer hora).

Tenha cuidado porém com os sites e notícias vinculadas na web sobre emagrecimento. Procure sites confiáveis. Sugestões:

http://www.caloriasinteligentes.com.br/index.shtml
http://www.vigilantesdopeso.com.br/

:-) Fonte da imagem: http://www.unasp.edu.br/abjmediacenter/imagens/internet1.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.