Notícias da semana

A Veja e a Folha de São Paulo publicaram duas reportagens interessantes esta semana. Confiram:

Veja - Obesos operam do estômago e voltam a engordar

Na revista desta semana, a gastroplastia (cirurgia do estômago) aparece novamente em destaque. A mesma começou a se propagar na virada da última década trazendo uma solução para a obesidade que parecia definitiva. Porém, passados 10 anos e quase 80.000 cirurgias, as primeiras estatísticas de longo prazo feitas no Brasil mostram que a cirurgia bariátrica, não é uma solução mágica. Segundo os dados da USP, um terço dos pacientes recuperou em sete anos bem mais peso do que o esperado. Atualmente são feitas no Brasil 25.000 cirurgias bariátrica por ano, sendo que 30% dos operados voltam a ter excesso de peso e 5% a 10% recaem na obesidade mórbida. Ou seja, a reeducação alimentar é fundamental assim como a prática de atividade física regular.

Folha de S. Paulo- Privação de chocolate causa efeito reverso

Se você reprime sua vontade de comer chocolate, cuidado! De acordo com a folha de São Paulo, uma equipe de psicólogos da Universidade de Hertfordshire, Inglaterra, analisou 130 voluntários, divididos em dois grupos e descobriu que pessoas que reprimem essa vontade podem acabar comendo ainda mais quando resolvem ceder à ela. Os pesquisadores pediram aos participantes do primeiro grupo que reprimissem seus pensamentos sobre chocolate e aos do segundo, que os manifestassem em voz alta. Em seguida, distribuíram chocolate e perceberam que os que haviam contido o desejo comeram quase o dobro daqueles que haviam falado abertamente sobre sua relação com o alimento. Os estudiosos disseram que o trabalho ajuda a explicar por que algumas mulheres são mais propensas ao efeito "iô-iô", voltando a engordar depois de fazerem dieta rigorosa, em que cortam radicalmente vários alimentos. Também não vale ceder à tentação o tempo todo. Uma alimentação saudável e variada é fundamental para que consigamos não só controlar o peso mas também prevenir diversas doenças crônicas.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.
Tags