Metade dos ingleses serão obesos em 2050

A obesidade é uma síndrome que diminui a expectativa de vida de milhões de pessoas no mundo todo. Enquanto o tabagismo reduz a expectativa de vida média em 10 anos, a obesidade o faz em até 13 anos. De acordo com um novo estudo inglês, escrito por 250 cientistas, a quantidades de pessoas com excesso de peso na Inglaterra é tão grande que levaria pelo menos 30 anos para ser revertida. Atualmente, 1/4 da população adulta do país é obesa e, ainda de acordo com a pesquisa, se o número de indivíduos acima do peso continuar aumentando nas proporções atuais, em 2050 cerca de 60% dos homens, 50% das mulheres e 25% das crianças serão obesas. Os efeitos disto serão devastadores uma vez que a quantidade de indivíduos com diabetes tipo 2 aumentará em 70%, os infartos em 30% e as doenças coronarianas em 20%. Também subirão as taxas de alguns tipos de câncer o que aumentará os custos com saúdem em £45.5 bilhões por ano.

O governo inglês declarou que o excesso de peso não pode ser encarado como uma condição "normal". A vida moderna é uma das responsáveis pelo ganho excessivo de peso. Alimentos mais baratos e ricos em gordura, açúcar e calorias, e o sedentarismo são as principais causas da obesidade.

No Brasil, a situação não é muito diferente. De acordo com o último levantamento do IBGE 40,6% da população adulta, ou 38,6 milhões de pessoas estão acima do peso. Deste total, 10,5 milhões são obesos.

Obesidade em números:

90% dos indivíduos com diabetes tipo 2 tem um IMC maior que 23kg/m2

85% dos indivíduos hipertensos tem um IMC maior que 25kg/m2

10% dos cânceres não ligados ao tabagismo ocorrem em indivíduos obesos

Para calcular seu IMC clique aqui.

Para saber mais:

http://www.foresight.gov.uk/Obesity/Obesity_final/Index.html

http://www.thisislondon.co.uk/news/article-23416925-details/Half+of+Britons+will+be+obese+by+2050%2C+landmark+study+warns/article.do

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_impressao.php?id_noticia=278

Fonte da figura: http://www.mentaloptima.com/Evolution%20of%20Man.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!