Exercício para a vida toda

Praticar uma atividade física trás muitos benefícios à nossa saúde como a redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos e pressão arterial, diminuição do risco de doenças cardíacas, infartos, diabetes e câncer de cólon, melhoria da aparência e da auto-estima e também controle do excesso de insulina e prevenção do diabetes.

Sabe-se que o exercício prolongado de intensidade média a alta também reduz o apetite e controla a fome. Porém o ideal mesmo é que os exercícios sejam regulares e contínuos ou os resultados podem ser decepcionantes.

Em um experimento realizado na Unicamp, um grupo de ratos teve de nadar durante uma hora por dia por oito semanas, enquanto outro grupo permanecia sedentário. Depois todos os animais se fartaram com alimentos com muita gordura, doces à vontade e bebidas muito calóricas nas oito semanas seguintes. Surpreendentemente, os que haviam feito exercício desenvolveram uma resistência à insulina mais pronunciada que os sedentários. Os ratos que haviam nadado engordaram mais, reproduzindo uma das mudanças mais visíveis em ex-atletas: o ganho exagerado de peso. Por isto, afim de prevenir a obesidade, o diabetes e a síndrome metabólica faça algum exercício... para sempre.

Fonte da imagem: http://www.smart-herbs.com/Jogging-Couple.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.