Cafeína e exercício

A cafeína é uma substância presente em diversos produtos consumidos no dia-a-dia como o café, o chocolate, vários tipos de chás e refrigerantes. Atua como um estimulante do sistema nervoso cerebral através do bloqueio do neurotransmissor adenosina, que provoca sensações de relaxamento. O resultado do bloqueio da adenosina é uma maior secreção de adrenalina, que melhora o funcionamento muscular, diminui as dores durante os exercícios, e provoca uma maior quebra de glicogênio para um fornecimento extra de energia. Por estes motivos, seu uso se tornou comum nos esportes

, particularmente entre ciclistas e corredores de longas distâncias. Para que a cafeína melhore a performance esportiva uma dose que varia entre 3 e 6 mg por quilo de peso, parece ser necessária. Porém, a substância parece atuar com menor intensidade em usuários de cafeína em excesso, ou os que já estão habituados a ela.

http://www.uky.edu/~dhild/biochem/26/caffeine.gif

Estudo publicado ontem no Journal of the International Society of Sports Nutrition mostrou que o consumo moderado de cafeína (pílulas de 1,5 a 3,0 mg/kg de peso - o equivalente a porções de 1 a 3 xícaras de café), em indivíduos não habituados à substância, reduziu a pressão sistólica dos ciclistas participantes da pesquisa quando o exercício era moderado. Para exercício intenso a substância não apresentou nenhum efeito.

Como a cafeína em excesso também pode trazer efeitos colaterais em algumas pessoas (como como irritabilidade, ansiedade, agitação dor de cabeça e insônia) evite o uso de suplementos sem indicação. Se você gosta, o melhor é continuar tomando sua xícara de café pela manhã.

Para baixar o artigo original na íntegra: http://www.jissn.com/content/4/1/11

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags