Para quê serve o apêndice?

http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/images/ency/fullsize/1128.jpg

O apêndice sempre foi denegrido com um órgão vestigial e sem função. Porém, um novo estudo aponta esta porção do intestino grosso como uma região de segurança, uma vez que comporta bactérias benéficas do intestino.

William Parker, Ph.D. é um dos cientistas a descobrir que o apêndice tem uma função importante: proteger as bactérias benéficas. (Crédito da foto: Duke University Medical Center).

As bactérias benéficas do apêndice nos protegem contra infecções e diarréia. No apêndice as bactérias benéficas podem viver adequadamente até que sejam necessárias, diz o médico William Parker. Parker acredita que as células imunes da região estão ali para proteger estas bactérias. Protegendo-as as bactérias patogênicas não encontram local para se multiplicar. Todas as vezes que os intestinos são esvaziados uma grande parte das bactérias benéficas são perdidas porém aquelas do apêndice repovoam rapidamente todo o órgão.

A pesquisa pode ser lida na íntegra no Journal of Theoretical Biology.

Para saber mais sobre as bactérias do bem, clique aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!