Alimentação e sobrevivência em pacientes HIV+

NutritionTipsToKeepTheImmuneSystemStrongForPeopleWithHIVAIDS.jpg

Refeições bem balanceadas são componentes essenciais na sobrevivência de pacientes com HIV/AIDS. A infecção pelo vírus afeta negativamente o estado nutricional. Ao mesmo tempo, uma alimentação inadequada faz com que a doença progrida mais rapidamente. Assim, os cuidados básicos e a terapia antiretroviral precisam obrigatoriamente ser acompanhados de cuidados nutricionais apropriados.

Os pacientes com HIV tem necessidades nutricionais maiores do que aqueles HIV negativos. Pacientes assintomáticos precisam de um acréscimo energético de cerca de 10% e aqueles sintomáticos de um acréscimo que varia entre 20 e 30% afim de manter o peso corporal adequado. Crianças podem precisar de até 100% a mais afim de atender as necessidades de crescimento. Por isto, se você possui pacientes ou conhecidos portadores do vírus, encoraje-os a fazer um acompanhamento nutricional especializado.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags