O consumo de suplementos antioxidantes pode beneficiar os atletas?

Um novo estudo foi publicado na revista da sociedade internacional de nutrição esportiva no dia 03/10/2007, acerca da efetividade da suplementação com antioxidantes na prevenção das lesões musculares e na produção de radicais livres.

A maior parte dos estudos publicados ate então mantiveram o foco em indivíduos não treinados. Este novo estudo determinou os efeitos da suplementação de vitamina C e vitamina A em atletas de resistência, do sexo masculino.

36 homens foram divididos nos seguintes grupos:

- placebo* sem atividade física

- placebo com atividade física

- antioxidante + atividade física

- antioxidante sem atividade física

*Substancia sem atividade antioxidante, administrada aos atletas sem que estes tivessem conhecimento de que não estavam fazendo uso de uma substancia ativa.

Marcadores de estresse muscular ou celular (capacidade de trabalho muscular, dor muscular, proteina C-reativa e atividade da enzima creatina cinase), e de estress oxidativo (peroxidos e carbonils na corrente sanguínea) foram avaliados antes e nas 48 subsequentes ao exercício.

Não houveram diferenças significativas entre os grupos de atletas, ou seja, a suplementação com antioxidantes em indivíduos treinados. Desta forma, a suplementação com antioxidantes com o propósito de minimizar o estresse oxidativo parece não ser necessária na população de atletas bem treinados.

Para saber mais leia o artigo na integra:

Richard J Bloomer, Michael J Falvo, Brian K Schilling and Webb A Smith. Prior exercise and antioxidant supplementation: effect on oxidative stress and muscle injury. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2007, 4:9doi:10.1186/1550-2783-4-9

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.