Importância da fibra alimentar

A fibra da dieta é a parte comestível das plantas ou carboidratos resistentes à digestão e à absorção no intestino delgado de humanos. Têm importância na dieta já que promove efeitos fisiológicos benéficos, incluindo melhora do funcionamento intestinal, atenuação do colesterol e do açúcar no sangue. Recomenda-se uma ingestão de pelo menos 30 gramas ao dia para adultos. Para crianças a conta é: idade +5. Assim, uma criança de 6 anos deverá ingerir 11 gramas de fibras (6+5).

Para adultos atingir as 30 gramas de fibras significa consumir cerca de 400 gramas de frutas e verduras ao dia. Tente aumentar sua ingestão até atingir esse recomendação. As frutas e verduras também oferecem vitaminas, minerais e fitoquímicos necessários ao bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, obesidade e diversos tipos de câncer.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!