Charlatanismo x métodos alternativos de alimentação

Não confunda dietas sem fundamento com dietas alternativas. Existem muitas alternativas para a dieta ocidental onívora (composta por todos os tipos de alimentos) como o lacto-ovo-vegetarianismo ou o veganismo. Já métodos ineficazes, sem comprovação científica não podem ser considerados alternativos pois não são alternativas reais para os métodos efetivos. Assim, os termos duvidosos ou não científicos são preferíveis.

Charlatanismo = divulgação realizada com o objetivo de tirar proveito de um esquema médico ou nutricional não comprovado ou que seja reconhecido como falso.

O charlatanismo pode trazer danos econômicos (quando se gasta muito dinheiro em fórmulas ou medicamentos ineficazes), psicológicos, sociais e para a saúde (como morte, danos graves ou sofrimento desnecessário). Muitas vezes os métodos duvidosos desviam as pessoas de assistências mais eficazes de perda de peso ou de procedimentos médicos essenciais para a prevenção ou cura de doenças.

Por isto não confie em métodos milagrosos e em soluções mágicas (que não existem, é claro). Desconfie de indústrias que contestam todos os cientistas ou suas pesquisas, que tentam desacreditar o governo e o ministério da saúde e que prometem algo que nenhum tratamento convencional consegue cumprir em curtos períodos de tempo.

Lembre-se: os métodos alternativos que funcionam são aqueles que atendem a critérios científicos de segurança e eficácia.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags