Carboidratos do bem

Sabia que consumindo o tipo certo de grãos e cereais no café da manhã, como pão integral ou aveia, a regulação da quantidade de açúcar em sua corrente sanguínea será facilitado no restante do dia? Isto ocorre devido uma combinação de carboidratos de baixo índice glicêmico nestes alimentos. Além disso, alimentando-se com carboidratos com baixo índice glicêmico você renderá mais nos esportes e no trabalho. Isso se dá porque não haverá grandes variações de açúcar no sangue.

Grandes variações são associadas com o desenvolvimento tardio de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Pesquisas recentes apontam, inclusive, que o consumo de bons carboidratos no café da manhã pode manter os níveis sanguíneos de glicose adequados por até 10 horas ou até mesmo depois do jantar. Outros experimentos mostram que o consumo de grãos integrais e alimentos ricos em fibras (como frutas, verduras e leguminosas) no jantar pode ajudar a manter a glicose sanguínea em níveis adequados pela manhã.

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Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.