Carboidratos do bem

Sabia que consumindo o tipo certo de grãos e cereais no café da manhã, como pão integral ou aveia, a regulação da quantidade de açúcar em sua corrente sanguínea será facilitado no restante do dia? Isto ocorre devido uma combinação de carboidratos de baixo índice glicêmico nestes alimentos. Além disso, alimentando-se com carboidratos com baixo índice glicêmico você renderá mais nos esportes e no trabalho. Isso se dá porque não haverá grandes variações de açúcar no sangue.

Pesquisas recentes apontam, inclusive, que o consumo de bons carboidratos no café da manhã pode manter os níveis sanguíneos de glicose adequados por até 10 horas ou até mesmo depois do jantar. Isto acontece pois alimentos ricos em bons carboidratos também são ricos em fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais, com funções antiinflamatórias, antioxidantes e inibitórias de enzimas como a amilase.

Outros estudos mostram que o consumo de grãos integrais e alimentos ricos em fibras (como frutas, verduras e leguminosas) no jantar pode ajudar a manter a glicose sanguínea em níveis adequados pela manhã. Além disso, nem todos adaptam-se a dietas com baixo carboidrato, ficando mais irritados ou compulsivos.

Faça boas escolhas

Como regra geral, os carboidratos que estão em sua forma natural são ricos em fibras, ajudando a manutenção de um intestino saudável e desinflamado. Ótimas opções para seu dia-a-dia:

  • Legumes: todos eles. Consuma uma variedade de vegetais todos os dias.

  • Tubérculos: batata com todos os tipos de casca, batata doce, etc.

  • Frutos inteiros: maçãs, bananas, morangos, mirtilos, amoras, tangerinas, abacaxi, jaboticaba etc. Evite sucos de frutas pois são menos ricos em fibras, tendo alto índice glicêmico e mais calorias.

  • Leguminosas: lentilhas, feijão, ervilhas, grão de bico, soja.

  • Nozes: amêndoas, nozes, avelãs, nozes de macadâmia, amendoim, etc.

  • Sementes: sementes de chia, sementes de abóbora, girassol, linhaça.

  • Grãos integrais: aveia, quinoa, arroz integral, etc. Evite pães brancos, biscoitos açúcarados, bolos pobres em nutrientes.

Bebidas açucaradas: Coca-Cola, Pepsi, refrescos em pó, energéticos estão entre os produtos mais insalubres que pode colocar em seu corpo. Evite-os ao máximo. Por outro lado, chás estão entre as melhores bebidas.

Aprenda a fazer doces saudáveis, usando frutas, abacate, bananas doces, tâmaras e deixe os produtos industrializados (sorvetes, chocolates, balas, muffins, etc) para ocasiões especialíssimas ou extraordinárias. Se você é naturalmente magro e / ou altamente ativo fisicamente, então você pode até funcionar bem com muitos carboidratos em sua dieta, mas este não é o caso para muita gente que precisará adotar dietas mais restritivas neste nutriente. Se este for o caso é importante que isto seja feito com orientação adequada para que não surjam carências nutricionais.

APRENDA MAIS:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI UMA CONSULTA ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/