A perda de peso rápida é eficiente?

No campo da nutrição não existe milagres, da mesma forma com que a maioria das pessoas leva vários anos para ganhar uma quantidade razoável de peso, a perda do peso em excesso deve ser igualmente progressiva.

Equilíbrio energético

A energia que precisamos para realizar todas as nossas atividades vem dos alimentos. A regulação de nosso peso depende de diversos mecanismos hormonais e nervosos. Quando o consumo de energia equivale ao gasto o peso é mantido constante. Contudo, quando a quantidade calórica ingerida é superior ao gasto, o equilíbrio é rompido e passamos a estocar energia sob a forma de gordura.

Por exemplo, uma criança do sexo feminino que consome apenas uma bolacha de chocolate a mais além de suas necessidades energéticas pode ganhar até 9 kg ao final de 4 anos.

Fácil se perde, fácil se ganha

Dietas milagrosas são inúteis a fim de manter um balanço energético negativo. Quanto mais rápido perdemos peso maior é a perda de água e menor é a perda de gordura. Esta é uma das principais razões pelas quais a maior parte da perda de peso é rapidamente reposta assim que a pessoa passa a comer normalmente.

Mantendo o peso sobre controle

A melhor forma de controlar o peso corporal é limitar o consumo de alimentos e aumentar a atividade física. Uma redução de 500 a 700 calorias (dependendo do peso, sexo, idade e atividade física) faz com que os indivíduos percam de 2 a 5 kg ao mês com a garantia de que o peso não será ganho em dobro após o término da dieta.

Trabalho com consultorias, treinamentos e cursos online. Saiba mais aqui.

Para os que desejam emagrecer sugiro a consultoria ou a combinação dos seguintes cursos: autocoaching com os cursos de reprogramação emocional e alimentação consciente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!