Antidepressivos e dores de cabeça

Você faz uso de antidepressivos e sofre de dores de cabeça? As causas podem ser diversas e por isto devem ser relatadas à seu médico. Se não passarem tentem excluir alguns alimentos do seu cardápio e verifique se a mesma desaparece.

O que acontece é que vários alimentos, acentuadamente os queijos envelhecidos, contém aminas vasoativas, como a tiramina, a dopamina, a norepinefrina, a serotonina e a histamina. Estes compostos poder causar, em alguns casos, aumento da pressão arterial. Normalmente, as aminas são rapidamente metabolizadas no corpo humano pela enzima monoamina oxidase (MAO). Como algumas drogas utilizadas no tratamento da depressão inibem a MAO episódios de hipertensão, dores de cabeça e hemorragia podem ocorrer após a ingestão de alimentos ricos em aminas.

Evite:

- arenque ou outros peixes em conserva;

- fígado;

- chocolate;

- banana em compota;

- queijos envelhecidos;

- vinho tinto.

Fonte da figura: http://thumb8.shutterstock.com

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!