Advertência sobre refrigerantes

Uma pesquisa recente, cujos resultados foram apresentados no 234º encontro da sociedade americana de química, encontrou forte evidência de que refrigerantes adoçadas com xarope de milho rico em frutose, podem contribuir para o desenvolvimento de diabetes e obesidade, principalmente em crianças.

O xarope de milho rico em frutose é o adoçante de escolha de muitas indústrias já que é bastante doce, barato e se mistura facilmente à bebidas.

No estudo, o Dr. Chi-Tang Ho, da Universidade Rutgers, nos EUA, demonstrou que o xarope é rico em compostos reativos que não estão presentes no açúcar comum. Estes compostos reativos (Reactive carbonyls) também são encontrados em altas quantidades no sangue de indivíduos com diabetes e estão ligados às complicações da doença. Baseado nos dados da pesquisa, Ho estimou que uma única lata de refrigerante contém 5 vezes mais carbonils reativos do que a concentração sanguínea de um adulto com diabetes.

O grupo de pesquisadores associados à Ho está agora pesquisando mecanismos através dos quais componentes de chás podem neutralizar os carbonils reativos.

Curso online: meditação e yoga no tratamento da compulsão alimentar

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.