Estrogênio x Obesidade

Nova pesquisa sobre os efeitos do hormônio sexual feminino (estrogênio) no cérebro acaba de confirmar o que muitas mulheres já sabiam: na menopausa a tendência a engordar é muito maior.

Em uma série de experimentos com animais, apresentados no 234º encontro nacional da Sociedade Americana de Química, os pesquisadores mostraram que os receptores de estrogênio, localizados no hipotálamo são fundamentais para o controle do apetite. Quando estes receptores são destruídos, os animais do estudo passaram a ingerir mais alimentos, gastar menos calorias e acumular peso.

O acúmulo de peso durante a menopausa, principalmente se ocorrer na região abdominal, está ligado ao aumento de doenças cardivasculares, diabetes e câncer nesta fase da vida.

O estudo poderá ajudar os cientistas a desenvolverem terapias de reposição hormonal mais específicas e capazes de estimular os receptores de estrogênio em partes do cérebro e do corpo.

Os receptores de estrogênio também estão localizados em células em todo o corpo e estudos prévios já haviam demonstrado que um tipo de receptor conhecido como alfa ou ER-alfa, tem um papel importante na regulação da ingestão de alimentos e no gasto energético. Porém, ainda não foi possível ter clareza sobre a localização dos mesmos ou do papel destes reguladores nos comportamentos alimentares. Por isto, os pesquisadores ainda planejam novas pesquisas .

Fonte da imagem: images.google.com

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.