O ômega 3 e a desordem de déficit de atenção.

omega3-foods-720x480.jpg

Resultados de um estudo piloto publicado no Jornal de Nutrição (http://www.nutritionj.com) sugerem que crianças com desordem do déficit de atenção (DDA) podem beneficiar-se de suplementos de ômega 3. A pesquisa, que teve duração de 8 semanas, demonstrou que as crianças que consumiram de 8 a 16 gramas de ômega 3 tiveram melhora significativa no comportamento. A avaliação foi feita tanto pelos pais quanto pelos psiquiatras que acompanharam o estudo. Os itens que apresentaram melhoras foram a capacidade de atenção, a hiperatividade, o comportamento desafiador.

Durante as 8 semanas, foram monitoradas as razões entre dois ácidos graxos no sangue: o ácido araquidônico (AA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA). Já havia sido demonstrado em outros estudos que crianças DDA tem uma alta relação AA/EPA. O ácido araquidônico é um ácido graxo ômega 6, enquanto o EPA é um ácido graxo ômega 3. Com o consumo de ômega 3 a razão foi diminuída nas crianças avaliadas.

Este estudo é importante na medida em que mostra que a alimentação da família pode ser um componente importante no desenrolar da desordem e que o ácido graxo ômega 3 pode ter um papel maior do que o até então demonstrado.

Para saber mais consulte o seu nutricionista.

O artigo na integra: Paul J Sorgi, Edward M Hallowell, Heather L Hutchins, Barry Sears. Effects of an open-label pilot study with high-dose EPA/DHA concentrates on plasma phospholipids and behavior in children with attention deficit hyperactivity disorder. Nutrition Journal 2007, 6:16 (13 July 2007)

Indivíduos com síndrome de Down, autismo, gestantes e lactantes devem considerar a suplementação contínua de Ômega-3. Busque mais sobre este assunto neste blog.

Está precisando de ajuda? Marque uma sessão de coaching enviando uma mensagem! 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags