Você precisa de suplementos?

Diet-Pills-The-Good-the-Bad-and-the-Ugly-300x200.jpg

O consumo de suplementos nutricionais movimenta bilhões de dólares todos os anos. Apenas nos EUA, 150 milhões de americanos declaram-se consumidores de suplementos como complexos vitamínicos e/ou minerais, suplementos para atletas e esportistas, suplementos para emagrecimentos e vários tipos de ervas.

Porém, nem todos precisam gastar com suplementos já que a alimentação é capaz de fornecer os nutrientes de que precisamos. A necessidade de um suplemento dependerá, portanto, dos alimentos que você consome, do quanto seu organismo absorve, de condições médicas específicas, do estágio da vida em que você se encontra (por exemplo, gestação, lactação, infância etc) e dos medicamentos que você toma rotineiramente.

Os suplementos não são substitutos para uma dieta balanceada e saudável. Porém alguns indivíduos realmente beneficiam-se dos mesmos. É o caso das gestantes (que precisam consumir o ácido fólico), de indivíduos em dietas muito restritas (como os veganos), aqueles com doenças de má-absorção intestinal ou pessoas que passaram por cirurgias bariátricas.

É importante que você discuta suas necessidades com seu nutricionista, especialmente se estiver utilizando alguma medicação já que vários remédios interferem na absorção de nutrientes essenciais ao bom funcionamento de nosso organismo.

PACIENTES BARIÁTRICOS PRECISAM SUPLEMENTAR SEMPRE

Pacientes que passaram por cirurgia de redução de estômago para tratamento de obesidade ou diabetes precisam suplementar sim. Sua dieta e suplementação dependerão se seu estado nutricional, tipo de procedimento realizado e presença de outras co-morbidades. Mas, de forma geral, temos esta indicação de suplementação:

A recomendação da Associação Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é que cada dose de polivitamínico precisa conter:

  • Zinco 15mg

  • Ácido fólico 400mcg

  • Biotina 30mcg

  • Vitamina K 120mcg

  • Selênio 34mcg

  • Ferro 18mg

  • Cobre 2mg

Precisa de ajuda na sua dieta e suplementação? Marque aqui sua consulta online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/