Você precisa de suplementos?

O consumo de suplementos nutricionais movimenta bilhões de dólares todos os anos. Apenas nos EUA, 150 milhões de americanos declaram-se consumidores de suplementos como complexos vitamínicos e/ou minerais, suplementos para atletas e esportistas, suplementos para emagrecimentos e vários tipos de ervas.

Porém, nem todos precisam gastar com suplementos já que a alimentação é capaz de fornecer os nutrientes de que precisamos. A necessidade de um suplemento dependerá, portanto, dos alimentos que você consome, do quanto seu organismo absorve, de condições médicas específicas, do estágio da vida em que você se encontra (por exemplo, gestação, lactação, infância etc) e dos medicamentos que você toma rotineiramente.

Os suplementos não são substitutos para uma dieta balanceada e saudável. Porém alguns indivíduos realmente beneficiam-se dos mesmos. É o caso das gestantes (que precisam consumir o ácido fólico), de indivíduos em dietas muito restritas (como os veganos), aqueles com doenças de má-absorção intestinal ou pessoas que passaram por cirurgias bariátricas.

É importante que você discuta suas necessidades com seu nutricionista, especialmente se estiver utilizando alguma medicação já que vários remédios interferem na absorção de nutrientes essenciais ao bom funcionamento de nosso organismo.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!