Papel da alimentação na prevenção e tratamento do câncer

Na luta contra o câncer, uma alimentação saudável é fundamental. De acordo com os mais renomados pesquisadores da área, a adoção de hábito alimentares saudaveis, aliados com outros fatores (manutenção de um peso saudável, prática moderada de atividade física, abstenção do fumo e consumo limitado de álcool) podem reduzir significativamente as mortes por câncer.
A adoção de uma dieta saudável é uma das melhores formas de prevenir o câncer e outras doenças crônicas. Não existe uma alimento ou nutriente perfeito porém a combinação correta de alimentos nos mantém mais jovens, bonitos e longe de várias doenças.
Os alimentos mais importantes neste caso são as frutas, hortaliças, vegetais integrais e as leguminosas (como o feijão e a soja). Isto porque estes alimentos fornecem fibras e compostos antioxidantes, além disto são pobres em gorduras.

Alimentos do bem:

-- Abacate
-- Alho e cebola
-- Cenouras
-- Brócolis, couve-flor, repolho
-- Linhaça
-- Soja

Alimentos para evitar:

-- Ricos em sódio, como salgadinhos, macarrão instantâneo, enlatados e embutidos
-- Gorduras hidrogenadas (observar o rótulo das margarinas. Escolha as que têm a inscrição "livre de Trans") e produtos com as mesmas como biscoitos recheados e produtos de confeitaria
-- Carboidratos refinados. Troque o pão e o arroz brancos pelos integrais
-- Refrigerantes

Dietoterapia

Uma dieta saudável é essencial no combate e no tratamento do câncer. Os tratamentos convencionais para o câncer são acompanhados de uma série de efeitos colaterais, como a alteração do paladar e do apetite, além da diminuição da tolerância a certos alimentos. A dietoterapia contribui para a manutenção de um peso saudável, para a melhoria da resposta à terapia convencional e para ajudar na recuperação.

Por que procurar um nutricionista?

-- O nutricionista fará uma avaliação completa do estado nutricional
-- Aconselhará sobre a dieta apropriada e as terapias nutricionais disponíveis
-- Calculará uma dieta individualizada que ajude a prevenir ou a tratar a doença
-- Oferecerá sugestões para a melhoria da alimentação do cliente e de sua família

-- Acompanhará o cliente até que o mesmo atinja seus objetivos

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.