Controle de porções x diabetes

Um estudo recentemente publicado no Archives of Internal Medicine mostrou que o uso de pratos menores pode ajudar os diabéticos a controlar a doença e também a diminuir o peso. O diabetes (DM) tipo 2 está muito associado ao ganho de peso. Indivíduos com a doença freqüentemente fazem uso de medicações hipoglicemiantes e também de insulina afim de controlar os sintomas do DM. Porém, mais do que o uso dos medicamentos, a perda de peso é o que faz realmente a diferença na melhoria do estado geral dos pacientes. Estes argumentam que diminuir o percentual de gordura e o peso total é muito difícil.O estudo, que foi disponibilizado no dia 25 de junho por pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, mostrou como o uso de um programa que controla as porções dos alimentos através da diminuição do tamanho dos pratos utilizados nas principais refeições pode auxiliar os diabéticos no combate à doença e na perda de peso. Os resultados foram comparáveis às pesquisas que utilizam drogas caras para auxiliar na redução do peso, com a vantagem da não existência de efeitos colaterais e da diminuição da necessidade de supervisão médica."Portion Control Plate for Weight Loss in Obese Patients With Type 2 Diabetes Mellitus - A Controlled Clinical Trial" . Sue D. Pedersen, MD, FRCPC; Jian Kang, MSc; Gregory A. Kline, MD, FRCPC. Arch Intern Med. 2007;167:1277-1283

Mesmo que você não seja diabético tente manter-se com um peso saudável. A alimentação adequada e a prática de atividades físicas é a melhor forma de controle de peso. Caso precise perder alguns quilos diminua o tamanho do seu prato. Com esta estratégia você comerá muito menos. Já percebeu que quando vai a um restaurante self service e os pratos são enormes, acaba comendo em dobro?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags