Fosfolipidios e a performance atletica

Os fosfolipidios sao componentes essenciais das membranas biologicas. Fosfatilcolina (FC) e fosfatidilserina (FS) sao fosfolipidios fosfatidil necessarios a funcao e estrutura normal das celulas. A participacao em atividades fisicas reduz as concentracoes de colina em alguns individuos. Como a colina e um precursor do neurotransmissor acetilcolina estes achados encorajaram alguns pesquisadores a investigar a hipotese de que a suplementacao com colina poderia melhorar a performance. A suplementacao com fosfatidilserina da soja tambem demonstrou melhorar do bem estar e das dores musculares apos exercicios de alta intensidade. A fosfatidilserina parece ser interessante no combate ao estresse induzido pelo exercicio excessivo (overtraining), alem de acelerar a recuperacao, prevenir as dores musculares e, suprimindo o cortisol em algumas circunstancias.

As dosagens nos estudos variam de 300 a 800 mg ao dia por 10 a 15 dias.

Estudos de longo prazo ainda sao necessarios porem se voce achou a ideia interessante ja pode se beneficiar da fosfatidilcolina e serina presentes nos alimentos. Os alimentos de origem animal sao as melhores fontes, especialmente carnes e ovos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags