Food cravings

A vontade (ou cravings, em inglês) de consumir alimentos específicos é normal. O desejo por estes alimentos são maiores em indivíduos acima do peso e tendem a diminuir quando os mesmos perdem peso. De acordo com as pesquisas, quanto maior é a perda de peso maior é a diminuição dos desejos.

O ideal, porém, é seguir uma dieta bem balanceada e supervisionada já que quanto maior é a restrição maior são os desejos por alimentos hipercalóricos. Por isto, os alimentos mais desejados são os doces, chocolates, salgadinhos e outros alimentos ricos em calorias.

Estes achados sugerem que os desejos são por calorias e não necessariamente por carboidratos, como é muito divulgado. O que é dito como "vício por açúcar" na verdade é uma necessidade do organismo de aumentar o consumo de energia. Os alimentos mais desejados contém sim açúcar ou carboidrato, mas também contém gordura e muitas vezes, proteína.

O mais novo estudo divulgado com o tema foi a primeira etapa da pesquisa de 1 ano CALERIE, envolvendo 32 mulheres saudáveis com excesso de peso e idades entre 20 e 42 anos.

Os pesquisadores concluem que como os desejos por alimentos hipercalóricos são comuns em dietas restritivas a solução é a substituição dos mesmos por outros saborosos e não tão calóricos. A dica é aceitar que o desejo virar e tentar controlá-lo ao invés de lutar para suprimi-lo.

Curso online: meditação e yoga no tratamento da compulsão alimentar

Para saber mais sobre este estudo leia:

Gilhooly CH, Das SK, Golden JK, McCrory MA, Dallal GE, Saltzman E, Kramer FM, Roberts SB. International Journal of Obesity; Advance Electronic version 26 June 2007; doi: 10.1038/sj.ijo.0803672. "Food cravings and energy regulation: the characteristics of craved foods and their relationship with eating behaviors and weight change during 6 months of dietary energy restriction."

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags