Tudo o que sabemos está errado?

Com a velocidade das pesquisas às vezes achamos que tudo o que sabemos está errado. Nesta semana o British Medical Journal desafia mais um postulado da medicina. Todo mundo sabe que os diabéticos devem monitorar sua glicemia, certo? Talvez não.

Andrew Farmer e colaboradores dividiram 453 pacientes diabéticos porém com bom controle glicêmico em três grupos. O primeiro grupo recebeu os cuidados básicos porém não auto monitorou a glicemia em casa, o segundo grupo monitorou a glicemia assim como o terceiro grupo que também recebeu cuidados clínicos mais intensivos. Após 12 meses, não ouve diferença significativa nos níveis de hemoglobina glicada entre os três grupos.

Alguns pontos fracos do estudo são que apenas indivíduos com bom controle da glicose sanguínea puderam participar da pesquisa e, apenas 15% dos pacientes convidados se candidataram o que pode comprometer a generalização desta pesquisa. Bom, ao meu ver é melhor continuar controlando a glicose, a alimentação e a atividade física enquanto esperamos por novos estudos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/