A vitamina C e a gripe

Um novo artigo de revisão publicado na biblioteca Cochrane, mostra, mais uma vez, que o consumo regular de suplementos de vitamina C é capaz de prevenir a gripe em apenas 4% dos indivíduos. Ou seja, o consumo é injustificado a não ser que você seja um atleta de alta performance ou viva em ambientes extremamente frios. Nestes casos, o consumo pode reduzir o risco da gripe em até 50%.

Os suplementos de vitamina C são um dos mais consumidos no mundo todo. A fama deve-se em parte à um livro lançado há cerca de 30 anos pelo ganhador do prêmio Nobel, Linus Pauling, intitulado "Vitamin C and the Common Cold" (vitamina C e a gripe), onde ele recomenda o consumo de 1 grama de vitamina C diárias afim de se prevenir a gripe.

Hoje sabe-se que os benefícios do consumo de suplementos de vitamina C são muito pequenos e não se justificam uma vez que o nutriente é facilmente encontrado em frutas e hortaliças. O consumo destes alimentos fornecem também outros benefícios. Saciam a fome, ajudam a manter a forma, fornecem outros antioxidantes e também fibras, ajudando inclusive na prevenção do câncer, das doenças cardiovasculares, da artrite e de condições inflamatórias. Os alimentos também são mais baratos que os suplementos ou medicamentos.A recomendação diária de vitamina C é de 90 mg para homens e 75 mg para mulheres adultas. O excesso de vitamina C é excretado na urina. Veja abaixo a quantidade de vitamina C em alguns alimentos e observe como é fácil atingir esta recomendação:

Quantidade de vitamina C (mg) em 100 gramas de frutas:

Acerola - 1,6   /   Maçã - 6   /   Abacate - 8   /   Banana - 9   /   Amora - 6

Carambola - 21   /   Figo - 2   /   Uva - 4   /   Kiwi - 98   /   Suco de limão - 46

Manga - 28   /    Melão - 42   /   Laranja - 53   /   Mamão Papaya - 62

Pêssego - 7    /   Pêra - 4    /   Abacaxi - 15    /    Ameixa - 10

Morango - 57   /   Tangerina - 31   /   Tomate- 19   /   Melão - 10

Fonte: RM Douglas, H Hemilä, E Chalker, B Treacy. "Vitamin C for preventing and treating the common cold." Cochrane Database of Systematic Reviews 2007 Issue 3 Published by John Wiley & Sons, Ltd. First published online: 18 July 2007.

Outro estudo mostrou que o uso de antioxidantes (vitamina C + vitamina E) por indivíduos fisicamente ativos pode prejudicar as adaptações celulares. Isso pode resultar em menor ganho de massa magra, por exemplo. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags