Folato e B12 são aliados da inteligência

Você sabia que o folato, ou sua forma sintética, o ácido fólico, são importantes para a saúde de seu cérebro? Fontes deste nutriente incluem vegetais de folhas verdes escuras, feijão, gema de ovo, germe de trigo, carnes magras e peixes. Suplementos também estão disponíveis para uso porém seu consumo deve ser cauteloso uma vez que a ingestão exagerada de folato pode mascarar deficiências da vitamina B12, resultando em declínio mental e outros problemas, principalmente nos nervos. A edição de julho do comunicado de saúde da clínica Mayo cobre este assunto.

Muitos estudos determinaram que o consumo adequado de folato reduz declínios cognitivos e diminui o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer. Esta vitamina também é importante durante a gestação afim de diminuir a incidência de doenças do tubo neural.
A vitamina B12, ou cianocobalamina, é fundamental para a formação de células vermelhas e para a função dos nervos. Sintomas de deficiência incluem sensação de formigamento e dormência, principalmente nas extremidades. A deficiência desta vitamina, causada pelo baixo consumo (principalmente em vegetarianos) ou por alterações no trato digestivo, também é uma das principais causas de depressão em idosos.

Tanto a deficiência de folato quanto a de B12 são responsáveis pela anemia megaloblástica. A suplementação com folato pode corrigí-la porém a deterioração cognitiva e de nervos só é corrigida com a suplementação da cianocobalamina. Além disso, quando não existe o diagnóstico de anemia a suspeita de deficiência de B12 não é levantada e a deterioração neurológica continua.

Por isso, uma dieta saudável que forneça quantidades adequadas de ambos os nutrientes é mandatória. Injira frutas, hortaliças, feijões, nozes e castanhas diariamente para melhorar a ingestão de folato. A vitamina B12 está disponível exclusivamente em alimentos de origem animal como carnes, laticínios e ovos. Se você não faz uso destes alimentos procure um nutricionista e converse sobre a suplementação deste nutriente imprescindível à sua saúde atual e futura.

Para saber mais: http://www.mayoclinic.com

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.