Efeitos benéficos do Cobre

Um estudo recente publicado no Journal of Experimental Medicine (volume 204, pages 657 to 666), pela equipe do Dr. Gerald F. Combs, Jr., do USDA-ARS Grand Forks Human Nutrition Research Center, mostrou que o cobre ajudou a reverter o crescimento do coração, condição conhecida como hipertrofia cardíaca, em camundongos de laboratório. Este trabalho representa a primeira vez que os benefícios do cobre foram mostrados. A hipertrofia cardíaca pode estar associada à dificuldades respiratórias, dores devido à redução do fluxo sanguíneo no coração, e arritmias cardíacas. Todos os camundongos do estudo tinham hipertrofia do músculo cardíaco porém a condição foi revertida nos animais que foram alimentados com quantidades aumentadas de cobre. Apesar de altas, as doses foram inferiores ao limite máximo aceitável.

Alimentos ricos em cobre: carnes, moluscos, crustáceos, nozes e castanhas.

Porém cuidado, suplementos de cobre não são recomendados. Zinco e cobre competem pela absorção intestinal e a administração de cobre pode precipitar uma deficiência do zinco.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!