Cálcio dietético é melhor do que suplementos

De acordo com pesquisa publicada pela Escola de Medicina da Universidade de St. Louis, mulheres que ingerem a maior parte de sua necessidade de cálcio vindo dos alimentos tem ossos mais fortes do aquelas que ingerem o cálcio de suplementos dietéticos. Surpreendentemente isto acontece mesmo sendo a quantidade de cálcio fornecida através dos supleementos superior à adquirida através da dieta. O estudo publicado na edição de maio do Jornal de Nutrição Clínica, não só analisou o consumo de cálcio como também a densidade mineral óssea e as concentrações de metabólicos estrogênicos na urina.

De acordo com os pesquisadores, mulheres que não consumiam suplementos ingeriam 830 mg de cálcio diariamente ao passo que as mulheres do grupo com suplementação consumiu em média 1620 mg de cálcio por dia. Mesmo assim, o primeiro grupo tinha uma densidade mineral maior.

O hormônio estrogênio é capaz de manter a densidade mineral óssea e o conteúdo ativo na urina foi maior nas mulheres que não ingeriam suplementos, ou seja, o cálcio dietético favorece a produção de formas ativas de estrogênio. Isto pode ocorrer em virtude do conteúdo estrogênico de alimentos ricos em cálcio como o leite. Além disso, suplementos como o carbonato de cálcio precisam ser consumidos junto com as refeições ou a absorção não será a esperada. O cálcio dietético costuma ser melhor absorvido o que também pode ter melhores efeitos sobre a densidade mineral óssea.

Referência: Napoli N, Thompson J, Civitelli R, Armamento-Villareal RC. Effects of dietary calcium compared with calcium supplements on estrogen metabolism and bone mineral density. American Journal of Clinical Nutrition 2007;85:1428-1433.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags