Deprimido? Coma salmão e sardinha.

A depressão é uma doença caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Hoje, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune, aumento de processos inflamatórios, acúmulo de gordura abdominal, maior risco de doenças cardiovasculares.

1382545141944.jpg

A dieta pode contribuir para o tratamento. Por exemplo, para pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, indivíduos com menores concentrações sanguíneas de ácidos graxos ômega-3 tendem a ser mais pessimistas e impulsivas.

No Brasil, o consumo de ômega-3 é baixíssimo. Peixes de águas frias e profundas, como o salmão, a sardinha e o atum, são ricos no ômega-3 por isso é sugerido que sejam consumidos pelo menos 2 a 3 vezes por semana. Se você é vegetariano, lance mão do óleo de linhaça, também rico neste ácido graxo.

A psicoterapia também ajuda muito. Falar sobre sentimentos reduz a ansiedade e ajuda no gerenciamento da medicação. Indico a Julia Maciel, psicóloga formada pela UnB e que atende online, por videoconferência Atividade física, meditação, acupuntura e yoga também vêm mostrado-se importantes complementos ao tratamento tradicional medicamentoso. Cuide-se!

SUPLEMENTOS USADOS PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO NA EUROPA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/