Excesso de sal = úlcera no estômago?

Cientistas da Uniformed Services University of the Health Sciences (USU) descobriram que dietas ricas em sal podem aumentar a virulência do patógeno Helicobacter pylori (H. pylori), o qual é a causa mais comum de úlceras no estômago e no duodeno.

A pesquisa foi apresentada no dia 22 de maio, no 107º encontro da Sociedade Americana de Microbiologia, realizado em Toronto no Canadá.

O H. pylori é uma bactéria espiralada que vive no ambiente ácido do estômago e do duodeno. A infecção com o H. pylori também causa gastrite e aumenta o risco de câncer de estômago.

Nesta pesquisa, os cientistas observaram que a bactéria se alonga quando as concentrações de sal no estômago são altas, estimulando ainda a transcrição de dois genes responsáveis pela maior virulência da bactéria.

Para saber mais: http://www.usuhs.mil

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar este blog.